terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS


Sendo a patologia respiratória um processo multifatorial, qualquer programa de prevenção e controle deve levar em conta os seguintes fatores:

1 - Condições ambientais - devemos revisar atentamente a ventilação, temperatura e humidade, tanto na fase de maternidade como na de engorda.
A má ventilação, a alta carga de amoníaco, correntes de ar, excesso de umidade, trocas bruscas de temperaturas e condições muito diferentes entre a maternidade e o engorde, são as principais causas que podem desencadear um processo de doença respiratória.
Se não for possível proporcionar as condições ambientais adequadas é muito difícil controlar os problemas respiratórios de forma eficaz e contínua.

2 - Melhorar as normas de manejo - devemos ter especial atenção aos ninhos, evitando a umidade nos mesmos, o que favorece a proliferação e o contágio por problemas respiratórios aos filhotes.
Podemos usar maravalha na confecção dos ninhos, o que evita a umidade e permite a utilização de produtos antissépticos para uma melhor higiene.

3 - Reduzir a carga microbiana - para isso devemos:

a) eliminar os animais infectados, o contágio se produz de forma direta, quanto menos animais eliminem germens na criação - crônicos e portadores - menos possibildiade de infestação tem os coelhos sadios.

b) desinfecção e limpeza, ao desifetar, eliminar antes o pó e pelo das gaiolas, o que é importante para reduzir as vias de transmissão das doenças. Devemos limpar sistematicamente e desinfetar a gaiola com o ninho, adequadamente após cada desmama.

c) tratamento com antibióticos - os tratamentos com antibioticos tem duas finalidades - deter o processo patológico que está ocasionando o problema de saúde e reduzir o número de gérmens e de animais portadores na criação. Os tratamentos indiscriminados podem produzir uma resistência dos microorganismos ao medicamento, o que acarretará o agravamento da doença.

d) reposição com animais sadios - muitas vezes é preciso substituir os animais enfermos por outros sadios. Para isso devemos eliminar qualquer coelho de reposição que apresente problemas respiratórios, porém se fizermos reposição com animais de outras criações devemos evitar animais que apresentem quaisquer sintomas de contaminação.

Com a aplicação conjunta e racional de todas estas medidas citadas, podemos ter o controle das doenças respiratórias e também das relacionadas (diarréias, falhas reprodutivas, etc); obtendo-se um considerável aumento da produção a curto prazo.


Nenhum comentário: