quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RESISTÊNCIA E SELEÇÃO


Com respeito a resistência as enfermidades podemos selecionar através da observação os animais que nunca ficam doentes. 
O mais importante é selecionar de forma natural os coelhos em nossa criação, em especial as coelhas mais resistentes que nunca apresentam problemas de saúde.
As que tem seguidamente problemas e dificuldades na criação não devem ser conservadas na criação para formação do plantel, pois os aspectos negativos podem ser hereditários e estariamos compromentendo a resistência do banco ganético de nossos animais.
Assim, como exemplo, podemos citar que a nossa coelha ideal tem em um dia qualquer uma ninhada padrão  de 9 láparos, todos grandes e uniformes; constrói um bom ninho e atende a todos os filhotes depois do parto. Todos estão seguros e nenhum está esparramado ou desprotegido fora do ninho.
O criador acaricia a coelha e pode revisar a ninhada sem estressar a mãe. Até a desmama a coelha não perdeu peso e se deixa cobrir novamente pelo macho. As boas criadeiras apresentam regularmente sinais de cio e se deixam cobrir imediatamente.
Os filhotes recém desmamados se adaptam novamente a nova gaiola e nãobrigam com seus novos companheiros.
Aos três meses os filhotes já alcançam uma média de 2,5/3 kg, (depedendo da raça), tendo alguns irmãos que ultrapassam esse peso, justamente esses coelhos que vamos separar e juntar com outros de similar características.
Aos 6 meses estes animais selecionados entram em cria. Porém somente serão mantidos aqueles animais que não tiveram dificuldades em seu desenvolvimento, que não tiveram nenhum problema sanitário,devendo ser sacrificados "seleção natural" aqueles que ficaram doentes e ficaram debilitados ou de dificil recuperação.
Ainda, devemos observar como se comportam as coelhas virgens com os machos. As boas que não apresentem nenhum problema na reprodução, as  ruins que não mantém um cio regular,que não ficaram prenhes na primeira vez ou abortaram a primeira ninhada, devemos  ter cuidado ao eliminá-las o fazendo somente de forma inequívoca, após constatado suas falhas para posterior descarte do plantel.

Nenhum comentário: