sábado, 31 de janeiro de 2009

COELHO ANÃO

O coelho teve origem na África em torno de 1100 aC, mais tarde transportado pelos navios fenícios, espalhando-se por toda a Europa, foi utilizado principalmente na alimentação. A seleção em si começa no século XVI, principalmente pelos monges que começaram a selecionar os melhores animais e a formar raças. Recentemente, as raças de coelhos domésticos, depois de vários cruzamentos chegou ao coelho anão, agora utilizado como um animal de estimação e companheiro. Evidentemente, tais como "primos" o maior, mesmo anão coelho, se apresentam em diferentes raças.
O coelho anão (orictolagus cunicullus) é de pequeno porte e isso faz com que ele tenha grande popularidade.
Sua aparência é o maior atrativo, charmoso, grandes olhos redondos, nariz pequeno e achatado,
no Brasil os coelhos anões são conhecidos também como mini coelhos.
Mini coelho, é um excelente animal de companhia, não faz barulho, ótimo para apartamento, por ocupar pequenos espaços; uma gaiola de 40 cm de largura x 60 cm de comprimento x 40 cm de altura é o suficiente, o seu pêlo não tem cheiros, o seu custo é bastante baixo e sua manutenção também: consome de 0,040Kg a 0,060Kg de ração por cada Kg de peso diariamente. São geralmente mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços afetivos importantes com as crianças e tratadores.
O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1,5 e 3,5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1,5 kgs).
Mini-lops têm peso ideal entre 2,4 e 2,7 kgs, holland-lops são um pouco menores (entre 1,4 e 2,0 kgs), e fuzzy-lops ficam entre 1,6 e 2,0 kgs e comprimento entre25 a 30 cm. Lion-heads, ou mini-lions, podem ter entre 1,6 e 2,0 kgs. O mini-holandês é um dos menores, ficando entre 1,3 e 1,5 kgs e até 25 cm.
O coelho anão nos últimos anos tornou-se moda, mas antes de comprá-lo certifique-se de que é realmente isso que você quer, e saber que mesmo pequeno, ele vai tornar-se adulto, que não é só um brinquedo para criança, que vai ter que ter cuidados como:
- Uma gaiola bem arejada, com fundo vazado e bandeja para aparar os dejetos e restos de alimentos;
- Se possível deixá-lo em liberdade duas horas por dia para que possa brincar e interagir com as pessoas;
O coelho é vegetariano e sua dieta deve ser rica em fibras, complementada com uma boa ração peletizada e própria para eles, além de água de boa qualidade. Os legumes e vegetais devem ser dados em pequenas quantidades (cuidado com alface e repolho).
Os coelhos anões atigem a maturidade sexual por volta de 3 meses. As fêmeas dão em média 3 a 4 filhotes por parto.
O coelho anão vive me média entre 7 e 8 anos, se bem cuidado.
Existe diversas variedades de coelho anão ou mini, aqui vemos as mais comuns:
HOLLAND LOP
Menor do que a raça "mini-lop", o corpo é robusto, com pelo curto e denso e suas orelhas são caídas, no máximo atingem aos 1,6 quilos.
A variedade de cores são: Azul de Viena, Cinza, Branco, Branco com Chocolate, Branco com Cinza, Branco com Preto, Caramelo, Champagne, Creme e Amarelo.
As fêmeas são prolíficas e geram uma média de 6 láparos por parto.










MINI HOLANDÊS
Preto e branco é a coloração mais comum desta raça, que tem o branco sempre garantido, podem ter ainda outras colorações, caso do castanho, cinza, canela, amarelo. Peso médio de 1,3 kg e não deve exceder aos 2,5kg.
As fêmeas geram uma média de 5 láparos por parto.
LIONHEAD (MINI LEÃO)
A mutação fez surgir uma nova raça de coelhos anões com jubas. É considerada a principal mutação em coelhos, ocorrida desde 1900. Tornou-se extremamente popular, e já é uma das raças mais criadas no mundo.
Conhecido como Mini-Lion, tem orelhas curtas e eretas e várias cores disponíveis. Sua pelagem é única (longa em volta da cabeça e na "saia", perto da cauda).
São coelhos extremamente dóceis, amigáveis e inteligentes. Seu peso médio varia em torno de 1,2 a 1,6 quilos. As fêmeas geram por parto uma média de 6 láparos. Quanto menor o seu tamanho mais são valorizados.

7 comentários:

Unknown disse...

adorei muito

tio tigre disse...

OLÁ, MARCOS QUANTO CUSTA UM CASAL DE MINI HOLANDÊS?

JOÃO.
E-MAIL neco-s@hotmail.com

Marcelo Bello Mollik disse...

Gostei muito, mas essa ultimo coelhinho ai cinza parece um chupa cabra. Achei meio feinho.

Marcelo Bello Mollik disse...

Desculpa ai amigo. Não irei argumentar quantos as informações dos coelhos, mais quanto a origem deles. De acordo com a Bíblia, o coelho e outros surgiram apos da criação da vida vegetal especificada em Gênesis 1:11-19. Após sua providencia ele criou toda vida animal na face da terra especificado em Gênesis 1:20-25. Deus criou o coelho como tambem nos criou.

Unknown disse...

Com que idade lion head adquirem o tamanho adulto (nao cresce mais)?!

Unknown disse...

Com que idade lion head adquirem o tamanho adulto (nao cresce mais)?!

Unknown disse...

Nenhum coelho é feio