domingo, 17 de outubro de 2010

DESMAMA - PROCEDIMENTOS


O momento da desmama, é quando o criador retira os filhotes da gaiola da fêmea, alojando-os em outra; os coelhos são separados da mãe a partir dos 25 dias e no máximo quando atingirem 32 dias. O mais frequente é aproximadamente aos 28 dias.
Muitos criadores optam retirar a coelha da gaiola, deixando os filhotes por ocasião da desmama, com o intuíto de reduzir o stress que a separação provoca nos filhotes.
Se a coelha foi coberta no dia do parto (sistema intensivo), a desmama deverá ser feita entre os 25 ou 29 dias, não mais.
Se a coelha foi coberta entre 10 a 12 dias depois do parto (sistema semiintensivo), a desmama deverá ocorrer entre 26 e 30 dias, o mais frequente é aos 28 dias.
Caso a fêmea fique prenhe aos 20 - 25 dias depois da desmama (caso das primeiras coberturas com resultado negativo), a desmama pode realizar-se ao redor de 28 - 32 dias. A partir deste momento, não devemos ter nenhum interesse em prolongar a lactação e a presença dos filhotes com a mãe não é recomendada.
Em casos de ninhadas muito numerosas, podemos dilatar o tempo para a desmama.
Cada ninhada por ocasião da desmama, deverá ser transferida da gaiola maternidade para outro local, onde proceder-se-à o controle de peso bem como o correspondente registro.
Os filhotes são geralmente distribuidos por grupos, utilizando-se caixas para o transporte até o local da engorda, onde são alojados em grupos de 6 a 8 por gaiola.
Devemos eliminar os coelhos pouco desenvolvidos e debilitados, por serem os mais predispostos a processos tanto parasitários como infecciosos. Durante o translado realizamos o controle do estado sanitário dos animais.
Alguns criadores optam por diminuir as gaiolas de engorde e realizam um manejo denominado pós desmama, que consiste em distribuir os filhotes - 50% da ninhada em cada gaiola, durante 15 dias e após os redistribuem em outra gaiola maior, juntando-os para o engorde.
Na ficha registro da coelha devemos anotar o número de filhotes da ninhada, o número de filhotes desmamados, bem como seu peso total.
Este controle torna-se indispensável para a gestão técnica da criação.

Nenhum comentário: