sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LÁPAROS / CUIDADOS


Ao nascer os coelhos (láparos) são incapazes de manter a temperatura necessária ao bom funcionamento do seu organismo.
Devido a isso durante os primeiros dias a temperatura do ninho deve oscilar entre 30 e 35 graus centígrados, temperatura essa que colabora para o bom estado da ninhada, protegendo a saúde e o desenvolvimento dos filhotes.
O ninho é um acessório indispensável e de vital importância para o desenvolvimento dos láparos em seus primeiros dias de vida, uma vez que ele cumpre o papel de primeira proteção. Ele deve ser limpo, seco e se necessário devemos trocar a palha, maravalha ou o material de que é formado.
Deve ser retirado ao redor dos 20 - 21 dias, um pouco antes da desmama.
No que diz respeito a mortalidade que ocorre durante a lactação, as causas são inúmeras e se manifestam devido a erros no manejo e forma de condução da exploração.
O abandono da ninhada pela coelha durante a amamentação pode ser em decorrência de falta de leite, sustos ou ainda os "calos nas patas", porém pode ser motivado pela falta de água e mudanças bruscas de temperatura, fatores estes que também devem ser levados em conta pelo criador.
A mortalidade que ocorre desde o nascimento até o desmame é um fator que merece atenção dos criadores. Um índice de mortalidade de 12 a 18% durante este período pode ser considerado normal (em um ano). Porém muitas vezes ocorre uma porcentagem maior de 25 a 30% e as vezes mais.
Os láparos mais pequenos de uma ninhada são os mais fracos e menos visíveis, mais fáceis de morrer e com menor desenvolvimento. As ninhadas maiores, se não forem acompanhadas e com manejo adequado, podem apresentar uma mortalidade elevada, muitas vezes sendo necesário a transferência de filhotes para outras coelhas lactantes.
Constatamos baixas taxas de mortalidade em ninhadas de 7 a 10 filhotes.

Nenhum comentário: