quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CIO DAS COELHAS

O cio é uma manifestação do amadurecimento do óvulo que se produz de 5 a 12 dias em cada período estral. Só nesse período é possível a fertilização. A ovulação da coelha tem a particularidade de manifestar-se mediante o estímulo sexual do macho durante a cobertura.
A isto chamamos de ovulação induzida, quando os óvulos maduros se liberam de 10 a 12 horas depois do salto.
Para determinarmos visualmente se uma coelha está no cio é necessário observar a vulva, que durante este período apresenta uma coloração que vai do vermelho intenso até o violeta com os lábios bem dilatados e intumescidos.
Neste momento a fêmea está disposta a aceitar o macho, arqueando o corpo e permitindo o salto, o qual deve prolongar-se por uns 4 ou 5 segundos e tem que terminar com uma contração generalizada do macho que cai de costas emitindo, as vezes um som agudo.
Durante o outono (março a maio), observamos um período de "calma genital", quando há uma baixa considerável na fertilidade. Este período se caracteriza por ausência de cio nas coelhas, o que chamamos de infertilidade temporária.
Não se recomenda a cobrição forçada, uma vez que esta, raramente apresenta resultados positivos.
A repetição do cio nas fêmeas não fecundadas é em média de 10 a 15 dias, depois do parto ele reaparece logo após (o parto), tendo uma duração média de 7 dias.
As medidas que podemos tomar para reduzir os efeitos da infertilidade temporária consistem em: realizar o controle da iluminação proporcionando 16 horas de luz, renovar o plantel de fêmeas incorporando coelhas virgens, realizar cobrições imediatamente após o parto e a utilização de hormônios com o acompanhamento de um técnico (veterinário).

15 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber oque acotece com uma coelha que tenho,teve duas crias e de janeiro para k não segurou mais cria.

Coelho Beira Rio disse...

estou com problemas na minha pequena cunicultura. uma das femeas pariu mas ficava pulando dentro do ninho, assim matou todos. isso no mesmo dia do parto. nem amamentou. agora ela não esta conseguindo se firmar nas patas dianteira. o que pode ser? seria bom aplicar uma dose A D É?
outra coisa, onde vai ser o 1° encontro de coelhos?
grata

edsonruiz disse...

É recomendado a cobrição de 10 a 15 dias após o parto ou posso fazer conforme informou dentro dos 7 dias após o parto? Qual risco tenho de fazer dentro desse 7 dias?

Canto da Dan disse...

Olá,

minha coelha tem 6 meses, precisei viajar e a deixei com o rapaz que me vendeu (ele cria coelhos).

quando retornei, percebi que ela estava agitada, a urina e fezes com um odor forte (que não tinha antes).

esse cheiro tem me incomodado bastante, gostaria de saber o que posso fazer (a higiene da gaiola é diária e a gaiola é de grade com bandeja, não tendo contato com a matéria fecal e urina).

existe algum produto que iniba o cio ou só castrando? é prejudicial castrar? qual o procedimento? To bem confusa, por favor me ajudem!

Anônimo disse...

minha coelha tem 7 meses e o coelho também o coelho que pegar ela mas ela fica correndo por que

Anônimo disse...

minha coelha tem 7 meses e o coelho também e o coelho quer pega-la e ela fica correndo por que

Anônimo disse...

minha coelha tem 7 meses e o coelho também ele quer pega-la mas ela fica correndo por que

VEWSONIC disse...

a coelha so aceita o macho quando ela esta no ciu se ela nao estiver no ciu ela vai sempre correr

VEWSONIC disse...

asua coelha esta correno pq ela nao esta no ciu

Silvia leticia salles disse...

Ola
Minha coelha estar sangrando ja faz tres dias, e eu sinto mecher na sua barriga,sera que ela ta prenha

Silvia leticia salles disse...

Ola
Minha coelha estar sangrando ja faz tres dias, e eu sinto mecher na sua barriga,sera que ela ta prenha

Silvia leticia salles disse...

Ola
Minha coelha estar sangrando ja faz tres dias, e eu sinto mecher na sua barriga,sera que ela ta prenha

Carlos disse...

Bom dia!
O que posso fazer para estimular o cio de minha coelha???.
Há 2 meses que eu coloco a fêmea na gaiola do macho de 2 em 2 dias e nada.

Unknown disse...

Minha coelha fêmea tem 7 meses, E de uns tempos pra cá tem se esfregado na minha perna igual cachorro no cio, na perna de todos ela faz isso.
É normal? Ela está no cio?

Unknown disse...

Minha coelha está com 5 meses e duas semanas, está no seu primeiro cio, cavando e arrancando bastante seu pelo, minha mãe não quer castrar, então o melhor é eu deixa-la cruzar?