segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A LENDA DO COELHO NA LUA.


Se olharmos para o céu em uma noite clara de lua cheia, com boa visibilidade, observando-se atentamente e contando com auxílio de nossa imaginação podemos ver a imagem de um coelho.

Uma antiga lenda Maia, nos explica o por quê dessa figura:

Ela nos diz que um dia o grande deus maia, Quetzalcoalt decidiu fazer uma caminhada na terra, disfarçando-se de forma humana.

Depois de andar muito e durante todo o dia, ao pôr do sol, ele estava com fome e cansado, mas não parou continuou caminhando.
A noite caiu, as estrelas começavam a brilhar e a lua já espreitava no horizonte, naquele momento o grande Deus decidiu sentar-se na beira da estrada para descansar.
Foi quando observou que próximo a ele estava um coelho, alimentando-se de uma bela porção de pasto.
Quetzalcoatl perguntou o que ele estava comendo, e o coelho disse que comia pasto e, humildemente, lhe ofereceu um pouco. No entanto, a divindade respondeu que ele não comia isso, e provavelmente iria morrer de fome e sede.
Horrorizado com tal possibilidade, o coelho se aproximou dele e disse ainda que, mesmo sendo apenas uma criatura simples e de pouca importância, ele poderia servir para atender as necessidades de Quetzalcoalt, e se ofereceu para ser seu alimento.
Quetzalcoatl comovido e com o coração cheio de alegria, com carinho acariciou a pequena criatura.
Pegou o animal em suas mãos, e disse que não importava quão pequeno era,ele tinha seu valor e desde esse dia todos na terra iriam lembrar da ação abnegada do pequeno coelho de oferecer sua vida para salvar outra.
Então ele o levantou alto, tão alto que a figura do coelho ficou estampada na superfície lunar.
Depois, cuidadosamente tornou a abaixá-lo novamente e mostrou-lhe que a sua imagem, sempre retratada de luz e de prata, estaria lá o tempo todo e para que todos os homens vissem.

Essa lenda também sua versão japonesa, onde o coelho é chamado Tsuki no Usagi.
Segundo esta versão, apareceu um dia em uma aldeia no Japão, um ancião que aparentemente estava tendo muitas necessidades, e pediu ajuda e comida para três animais: um macaco que subiu numa árvore e pegou alguns frutos, uma raposa, que caçou para ele um pássaro e um coelho, que infelizmente voltou sem nada.

Quando ele viu o sofrimento do velho sentiu grande tristeza e culpa, vendo um fogo próximo ele se joga, dando-se em sacrifício, para saciar a fome daquele senhor.
Vendo isto, o velho homem revelou sua verdadeira identidade, era um deus poderoso.
Entristecido com o fim do pequeno animal, quis imortalizar o seu sacrifício, deixando sua marca na lua.

Nenhum comentário: