quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PARTO


O parto é a expulsão do feto do organismo materno, chegando ao término a fecundação.
Esta operação se efetua geralmente em poucos minutos e sem maiores contratempos.
Como a gestação em geral é multípara, os fetos saem uns atrás dos outros com intervalos variáveis, os últimos mais facilmente que os primeiros.
A medida que nascem os coelhinhos a coelha os lambe, seca e cobre com o pelo que arranca do ventre, nascidos todos abandona o ninho, voltando somente para amamentá-los.
No hora do parto a coelha deve estar tranquila e o local livre de barulhos e agitações, a curiosidade de alguns criadores em ver os filhotes (láparos) faz com que a coelha se assuste e por vezes mate alguns láparos.
As manchas de sangue que se oberva geralmente no piso das gaiolas, é um indício de que a coelha tenha dado cria, se abrirmos o ninho observamos uma bola de pelo que protege os filhotes recém nascidos.
Pode ocorrer que uma coelha, decorridos de dois a três dias de haver dado cria, volte a parir outros filhotes. Acontece quando levamos a coelha ao macho novamente após alguns dias, por considerarmos que ela não tenha sido fecundada.
Fenômeno, que se conhece por super fecundação, quando a fêmea é levada ao macho com um ou vários dias de intervalo e se produz fecundações uma em cada útero.
No sistema de criação em gaiolas em que os coelhos permacem fechados e controlados é mais raro de acontecer, sendo mais comum em criações com animais em liberdade.
A super fecundação não traz nenhuma consequencia grave, mas produz um maior esgotamento físico da coelha, dificultando o desenvolvimento normal dos filhotes.

2 comentários:

Elison Macedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elison Macedo disse...

Muito Bom !